burke
Edmund Burke nasceu em Dublin, na Irlanda Edmund Burke nasceu em Dublin, na Irlanda no dia 12 de janeiro de 1729 e morreu no dia 9 de julho de 1797 na cidade de Beaconsfield filho pai protestante e mãe católica; Estudou em Dublin e depois em Londres; Foi advogado, estadistas e filósofo, político britânico do século XVIII; considerado o pai do conservadorismo, viajando a seguir pela Inglaterra e pela França. Em 1757, Burke iniciou a publicação do periódico Registro anual, que durou de 1758 a 1920 - e que foi editado por Burke até 1791. Em 1765, Burke ingressou na Câmara dos Comuns, tornando-se, com o tempo, um dos mais destacados membros do partido whig, de linha liberal, e exercendo notável influência na vida pública de sua época.
Escolhido em 1765 para secretário privado de um dos dirigentes do partido Whig no Parlamento britânico, escreveu em 1770 um panfleto - Pensamentos sobre a Causa do Atual Descontentamento (Thoughts on the Cause of the Present Discontents) - em que defendia que a intervenção cada vez mais ativa do rei Jorge III nos assuntos governativos, sendo legal ia contra o espírito da constituição britânica. Mais tarde, em 1774 e em 1775, discursou no Parlamento sobre a Guerra de Independência da América britânica, em que defendia que, se as decisões do Parlamento de Londres eram de fato pautadas pela legalidade, não podiam deixar de ter em conta que as «circunstâncias, a utilidade e os princípios morais, deviam ser considerados, assim como os precedentes», na sua relação com as colônias. Isto é, o legalismo estrito do Parlamento devia ter mais respeito e preocupação pela opinião dos colonos, apelando por isso à moderação legislativa.
As Obras de Edmund Burke
Edmund Burke Advogado dedicou-se primeiramente a escritos filosóficos, entre os quais se destaca o tratado de estética A Philosophical Inquiry into the Origin of Our Ideas of the Sublime and Beautiful ("Investigação filosófica sobre a origem de nossas idéias do