Edipo rei
Seminário 4-O tema do destino: o inocente culpado. O grupo deverá analisar a luta inglória da vontade humana contra os desígnios do destino. A tentativa de fuga do que está designado por uma força maior. Mas, ironicamente, será a própria tentativa de fuga que levará o homem ao cumprimento do seu destino. Édipo revela o avesso do que deveria ter sido. Édipo é herói trágico porque é culpado de ter cometido dois crimes hediondos, mas, ao mesmo tempo, é inocente porque não tem consciência disso.
O que representa o destino nos dias atuais .
Poderia um homem fugir do seu destino? Ate que ponto somos donos de nossas ações? Segundo Aurélio (2011, p.248) destino é: “Sucessão de fatos que podem ou não ocorrer, e que constituem a vida do homem, considerados como resultantes de causas independentes de sua vontade; sorte, fado. 2.O futuro.3.Aplicação,emprego.4.Lugar aonde se dirige alguém ou algo; direção”. O destino geralmente concebido como uma sucessão inevitável de acontecimentos relacionada a uma possível ordem cósmica. Portanto,segundo essa concepção, o destino conduz a vida de acordo com uma ordem natural, da qual nada que existe pode escapar. Nos dias atuais essas concepções são meio antigas, mas presente em algumas mitologias, também pode-se encontrar a relação de destino em algumas religiões, neste sentido destino empregado como predestinação Divina, tese defendida por Agostinho de Hipona e João Calvino onde alguns são pré- destinados à salvação e outros a perdição. No mais, devido a evolução da ciência e o avanço da tecnologia o destino abriu espaço para o livre arbítrio, capacidade de escolha do individuo, decidindo ações e pensamentos, logo então a palavra destino não tem tanto peso como nos tempos passado.
O que representa o destino na obra “Édipo Rei” de Sófocles.
Nas tragédias gregas encontramos um tipo de drama onde um herói trágico luta contra um fator transcendental. No final das historias sempre chegamos a um