Edema
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SANTA RITA DE CÁSSIA
CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO EM RADIOLOGIA
EDEMA PULMONAR
ITUMBIARA – GO,
Junho de 2013
DAIANE CAROLINE
INGRID CAROLINE
ISABELA GOMES
MÔNICA FREITAS
Incidências Radiológicas: Edema Pulmonar
Realizado pela Unifasc no curso de Tecnólogo em Radiologia, disciplina de Incidências Radiográficas, sob orientação do professor ESP Rafael Louzino.
ITUMBIARA – GO
Junho de 2013
INTRODUÇÃO
A caixa torácica é a porção do sistema esquelético que oferece um arcabouço protetor para partes do tórax envolvidas com a respiração e com a circulação sanguínea. Vísceras torácicas é o termo usado para descrever essas partes do tórax que consistem nos pulmões e no restante dos órgãos torácicos contidos no mediastino. Anteriormente, a caixa torácica consiste no esterno, que é dividido em três partes.
EDEMA (inchaço) é o aumento de líquido no espaço entre as células (espaço intersticial) do tecido acometido. Edema pulmonar é o acúmulo de fluido nos pulmões. Leva a dificuldades nas trocas gasosas (O2 e CO2) e leva a insuficiência respiratória. Pode ser causado pela incapacidade do coração em receber todo o volume de sangue que o pulmão deve drenar pelas veias pulmonares ("edema pulmonar cardiogênico"), secundário a uma falência ventricular esquerda ou causado por uma lesão direta no parênquima pulmonar ("edema pulmonar não-cardiogênico"). Será apresentado a comparação de exame convencional e tomografia computadorizada, na visualização do edema.
OBJETIVOS
Esta pesquisa tem por objetivos, investigar, e informar a nos alunos da área de saúde, sobre alguns aspectos do Edema pulmonar como conceito, sintomas, causas, diagnóstico e tratamento, a fim de mostrar a importância da mesma, pois ela é uma das causas grande mortalidade no Brasil.