edema
Conceito: É a expansão do volume do componente extravascular (intersticial) do liquido extracelular. O edema generalizado impõe um aumento expressivo do volume do liquido intersticial antes que possa o detectar ao exame físico (a não ser pelo aumento do peso corporal)
O acumulo de liquido pode se dar no tecido subcutâneo, na intimidade dos diversos órgãos e nas cavidades pré-formadas do organismo (hidrotórax, hidroperitôneo= ascite, hidropericárdio, hidrocéfalo, hidrocele= liquido nas túnicas vaginais do testículo, hidroartrose)
O conceito de edema não inclui o acumulo de liquido no interior da célula.
Diagnóstico: O edema é reconhecido pelo aumento das partes atingidas, pela tendência ao arredondamento das formas e pela perda do pregueamento cutâneo. A pele mostra-se brilhante e rompe-se com facilidade, permitindo a saída de liquido. Nos locais de maior proeminência óssea produz uma digitopressão, conhecido como sinal de cacifo. A coexistência de um processo inflamatório vai levai ao aumento da temperatura e hiperemiada, caso não tenha inflamação a pele ficará pálida e fria.
Para identificar o acumulo de liquido no interior dos órgãos e nas cavidadeds pré-formadas do organismo implica. Frequentemente a utilização de exames complementares (incluem as punções)que também detecta a natureza do liquido.
Transudato (liquido de baixo conteúdo proteico) amarelo citrino
Exsudato (Fluído rico em pus com alta concentração de proteínas) liquido turvo
Importância clínica: O acumulo de liquido pode, na dependência da sua localização interferir em processos fisiológicos essenciais. Por exemplo, a ascite que interfere na mecânica ventilatória, na medida em que prejudica na mobilidade do diafragma.
A força que regula a disposição do líquido entre os dois componentes(intracelular e intersticial) é denominada forças de starling que dependem dos gradientes de pressão.
O aumento do fluxo linfático e a “lavagem” das proteínas do interstício funcionam como fatores