ED 5
Nome: Marina Costa Carneiro dos Santos
RA: B810106 TURMA: EA5Q48
Pág. 185 à 194
Atrito
Para se fazer um corpo sobre outro, deve ser vencida a força contrária imposta pela aspereza ou rugosidade existente nas superfícies de contado dos corpos, que se por meio de uma força de resistência ao movimento.
Essa força que tende a se ao movimento é chamada força atrito, resistência de atrito ou simplesmente atrito.
Chama-se atrito aquele que ocorre entre corpos rígidos, quando não há qualquer elementos entre eles. O atrito é denominado atrito fluido se houver um entre as superfícies.
A principal do atrito é a perda de energia (principalmente na forma de calor), o que torna a lubrificação uma forma de economizar a energia que seria deixando-a disponível para produzir alguma forma de trabalho útil.
Embora o avanço do automóvel seja notório como um todo, trata-se de uma máquina que transforma em movimento, apenas pouco mais de 30% da do combustível. O atrito entre as muitas peças móveis é responsável pela perda de cerca de 20% da energia gerada na queima do combustível, além de para o desgaste das partes em contato.
Aplicando-se uma pequena sobre o bloco em repouso apoiado em um plano horizontal da figura a seguir, verifica-se que o mesmo não se move. A força aplicada é pela força de atrito oposta, exercida pelo plano sobre o bloco, e agindo na superfície de contato.
Este atrito que se sobre superfícies em repouso é chamado de atrito estático. A força