Original
Maria Eduarda Rosangela Ferreira Barbosa
MITO E FILOSOFIA
Mitologia Grega
3º Ano H
Introdução
O mundo na mitologia grega é regido pelos deuses que vivem no monte olimpo, porem nem sempre foi assim, para os deuses conseguirem o poder eles travaram uma grande e feroz guerra contra seus antecessores os poderosos Titãs, a guerra foi longa e sangrenta, mas com a vitória dos deuses eles conseguiram conquistar o poder e jogaram os titãs no tártaro um abismo profundo e uma eterna prisão para eles.
Os mitos gregos trazem mitos sobre heróis, monstros, princesas e reis, todos são guiados e controlados pelos deuses que são ora bons ora maus com os mortais. Os deuses e seus mitos ajudavam os gregos a explica os fenômenos naturais e desconhecidos pelos povos gregos, seus mitos foram imortalizados no subconsciente coletivo perpetuando ate os dias de hoje.
Mitologia Grega
A Mitologia Grega é um conjunto de mitos (histórias e lendas), sobre vários deuses, heróis, titãs, ninfas, e centauros. A Mitologia Grega originou-se da união das mitologias dórica e micênica. Seu desenvolvimento ocorreu por volta de 700 a. C.
Os Gregos eram politeístas, isto é, adoravam vários deuses, acreditando que esses deuses tinham forma humana, embora fossem mais belos e poderosos que os homens, imortais e possuidores de poderes mágicos. As principais fontes a esse respeito foram escritas no século VIII A.C. por Hesíodo (Teogonia), e por Homero (Ilíada e Odisseia). Na Teogonia são tratadas a origem e a história dos deuses gregos.
Os deuses gregos revelavam também qualidades e defeitos semelhantes aos dos seres humanos: apaixonavam-se, sofriam, conheciam aventuras e desventuras e os Gregos falavam deles como se fossem pessoas: contavam a história da sua vida, as suas lutas, sentimentos. Era comum os deuses se apaixonarem por humanos e com eles terem filhos. Alguns heróis da Mitologia Grega eram filhos de deuses e