ED CLEITON 5 tri
Visão sistêmica
O processo de decisão deve ter início a partir da análise da Cadeia de Abastecimento (Supply Chain), na qual a empresa que está avaliando a terceirização está inserida, pois a não consideração de qualquer uma das suas fases, desde o projeto do produto, os fornecedores de matérias-primas, componentes e insumos, até o cliente final, pode interferir na importância a ser conferida a cada fator a ser analisado, pois a análise pontual certamente acarretará distorções ao processo de tomada de decisão.
Se, por um lado, é importante a visão sistêmica, conforme comentado acima, por outro é necessário o estudo individual de cada um dos elos da Cadeia de Abastecimento (principalmente aqueles contíguos à empresa em estudo), suas características, inter-relações e custos.
No contexto sistêmico, devemos ainda ressaltar que a logística deve ser vista como um processo que integra o fluxo de materiais e informações, em todas as fases da Cadeia de Abastecimento.
Motivos para terceirizar - na visão da empresa
Existem diversos motivos para terceirizar as atividades logísticas, entre os quais se destacam:
Maior dedicação ao próprio negócio (core business);
Reduzir e melhorar o controle dos custos logísticos;
Reduzir problemas trabalhistas;
Absorver "expertise" know-how;
Evitar investimentos e substituir custos fixos por variáveis;
Utilizar novos canais de distribuição;
Otimizar a logística como forma de diferencial competitivo;
Normalmente, a redução de custos é um dos primeiros fatores que são analisados, sendo que alguns deles, assim como os transportes, já são terceirizados em grande parte das empresas, com economias significativas.
Salvo exceções, entre os fatores citados acima, "aquele que sugere maior dedicação ao próprio negócio", apesar de ser intangível (que não pode ser mensurado) é certamente o mais importante para a tomada de decisão, apesar de que todos devem ser criteriosamente analisados.