Economia e modelo de gestao
1. INTRODUÇÃO
Motivação é o que transforma conhecimento e habilidade em sucesso. Sendo que, não se administra uma organização (empresa) pelos lucros e sim pela satisfação das pessoas. A motivação humana se faz contudo necessário para o desenvolvimento organizacional.
A sustentação da motivação tem sido e continua a ser uma das questões capitais na gestão de recursos humanos na empresa. O especialista que descobrisse a fórmula geral da motivação teria encontrado a panacéia da Administração. Nos programas de qualidade e produtividade, na implantação de novos procedimentos operacionais e de manufatura, nas mudanças organizacionais, organizações de aprendizagem e nos projetos de reengenharia, a permanência da motivação é sempre buscada mas nem sempre conseguida. A continuidade da motivação depende da criação de um conjunto de condições ambientais propícias para que cada um tenha vontade própria de fazer, isto é, há necessidade de um movimento espontâneo, de dentro para fora do indivíduo, para continuar a atuar com a mesma intensidade e com o mesmo esforço e empenho.
Assim, o presente trabalho apresenta os tipos de motivação do lado organizacional, demonstrando sua existência desde o século passado.
Esta pesquisa será desenvolvida a fim de demonstrar quais os mecanismos da motivação são necessários para encontrar a motivação interna, e de que forma os aspectos externos servem de estímulo para se alcançar o sucesso.
No primeiro capítulo, apresento a teoria da motivação, juntamente com seus pensadores da época, explicando assim, as maneiras de como as pessoas se comportem. Em seguida, apresento a motivação organizacional, com a finalidade de estudar os meios que o líder precisa conhecer para compreender o comportamento e as necessidades humanas e utilizar a motivação como poderoso meio para melhorar a