Economia e direito
Seja em nosso cotidiano, seja nos jornais, rádio, televisão, internet, deparamo-nos com inúmeras questões econômicas, tais como: ➢ Aumento de preços; ➢ Períodos de Crise econômica ou de crescimento; ➢ Desemprego; ➢ Setores que crescem mais do que os outros; ➢ Diferenças salariais; ➢ Divida externa; ➢ Taxas de juros; ➢ Elevação de Impostos e etc.
O objetivo do estudo da Ciência Econômica é analisar os problemas econômicos e formular soluções para resolvê-los, de forma a melhorar nossa qualidade de vida.
1. Definições e objeto da economia
Na Grécia Antiga, as primeiras referências conhecidas à Economia aparecem no trabalho de Aristóteles (384-322 a.C), que aparentemente foi quem cunhou o termo economia, Óikos = casa; Nómos = leis, governo, administração
Economia abrange apenas o governo ou administração da casa
Conceito:
Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as varias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.
1.2. Objeto da economia são os fenômenos sociais:
• Estuda as pessoas e as sociedades • Estuda os fenômenos sociais que envolvam escassez e escolha
Objeto do estudo da economia: ➢ Escolha; ➢ Escassez; ➢ Necessidades; ➢ Recursos; ➢ Produção; ➢ Distribuição;
1.3. Necessidade humana. Necessidade humana é a sensação de carência de algo unida ao desejo de satisfazê-la. As necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam.
1.4. Recursos produtivos. Recursos produtivos ou fatores de produção são escassos. (Recursos Naturais, Capital, Recurso Humano, Capacidade Empresarial e Tecnologia)