DIREITO E ECONOMIA
CURSO DE DIREITO
ADRIANA GOUVEA
RELAÇÃO DO DIREITO E ECONOMIA
LONDRINA
2014
ADRIANA GOUVEA
RELAÇÕES DO DIREITO E ECONOMIA
Trabalho de avaliação apresentado ao Curso de Direito da Uninorte – Faculdade Norte Paranaense de Ensino, como requisito para obtenção do título de Bacharel em Direito.
Prof. Ivo Siqueira
LONDRINA
2014
SUMÁRIO
1
INTRODUÇÃO 4
2 ECONOMIA E DIREITO 5
2.1. DIREITO DO TRABALHO 6
2.2 DIREITO ADMINISTRATIVO 6
2.3 DIREITO EMPRESARIAL 6
2.3 DIREITO CIVIL 7
2.3 DIREITO CONSTITUCIONAL 7
3 O ESTADO COMO REGULADOR DO DIREITO 8
CONCLUSÃO......................................................................................................9
REFERENCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
Este artigo tem por tema o Estudo das relações da Economia e do Direito como ciências distintas, porém paralelas.
Desenvolvido por um estudo teórico e bibliográfico, busca-se nesta dissertação analisar e estudar quanto as relações de cada matéria tanto quanto as suas formas de estudo distintas, uma vez que o Direito e economia são ambos baseados em instituições que precisam lidar com aspectos da vida social cada vez mais dinâmicos e complexos.
Sabe-se que não obstante se tratarem de ciências diferentes, tanto o Direito quanto a Economia existem para regular aspectos da vida em sociedade, sendo este o principal ponto em comum de cada ciência como um conjunto. Assim como também, as regras que forem estabelecidas pela Economia podem se transformar em lei, a fim de que todos a obedeçam, o que demonstra a influência dos fatores econômicos na elaboração do Direito.
2 ECONOMIA E O DIREITO
Primeiramente, sabe se que sem a sociedade ambas matérias de Economia e Direito não existiriam, ambos ramos surgem no momento em que a sociedade começa a se formar. Pode-se dizer que neste primeiro momento o direito surgiu com o intuito de regular a conduta humana impondo regras rigorosas a serem