Direito e economia
Introdução _____________________________________________________ Página 02
Definição do direito_____________________________________________ Página 03
Definição da economia___________________________________________ Página 05
Qual o papel do direito na economia?_______________________________ Página 06
Economia e o Direito____________________________________________ Página08
O direito como disciplina reguladora da economia______________________ Página10
Conclusão_____________________________________________________ Página 10
Referências Bibliográficas________________________________________ Página 11
Introdução
Sabe-se que a economia é dedicada a satisfazer necessidades administrando recursos escassos, ou seja, a atividade econômica é aquela aplicada na escolha de recursos para o atendimento destas necessidades humanas.
Muitas vezes o fenômeno econômico dita o surgimento de uma instituição jurídica ou vice-versa.
Se ao Direito está dada à incumbência de organizar a ordem social e se dentro da ordem social inclui-se também a economia, podemos relacionar as relações entre Economia e o Direito, para que haja uma sociedade mais igualitária, harmoniosa e em desenvolvimento.
Definição do direito di.rei.to, masculino (plural: direitos) 1. Estudo das leis. 2. Condição de se poder ter ou fazer algo dado por um sistema jurídico ou moral.
A palavra "direito" possui mais de um significado correlato: * É o sistema de normas de conduta imposto por um conjunto de instituições para regular as relações sociais: é o que os juristas chamam de direito objetivo. É a que os leigos se referem quando dizem, por exemplo, "o direito proíbe a poligamia". Neste sentido, equivale ao conceito de "ordem jurídica". Este significado da palavra pode ter outras ramificações: * É o sistema ou conjunto de normas jurídicas de um determinado país ou jurisdição ("o direito português"); ou. * É o conjunto de normas jurídicas de um determinado ramo do