Economia e cenários
Neste cenário precisamos considerar que existiu um projeto de desenvolvimento do Brasil como país. Um plano que identificou e atacou nossas principais fraquezas de hoje e que nos permitiu estar preparados para o futuro como uma potente nação. Temos um cenário político estável, com oposição e governo alternando no comando e trabalhando para o desenvolvimento do país, atingindo o menor nível de corrupção da história. No âmbito social também temos um ótimo cenário, o governo investiu na educação, segurança e saúde, estimulando e desenvolvendo a sociedade.
Identificamos uma maior distribuição de renda e a melhoria de vida da população sendo que a maior parte pertence a classe média. O governo investiu no setor da educação, o que propiciou um crescimento estruturado, criando mão de obra qualificada. Esse investimento e a melhoria na distribuição de renda também ajudaram a consolidar o mercado interno, fazendo o país ficar menos vulnerável as crises internacionais, e atraindo mais investimento interno/externo. A dívida externa é sadia e nossas contas publicas estão bem administradas.
Também ficamos menos dependentes de tecnologia externa, as commodities ainda tem grande representatividade em nossa exportação, mas os setores de serviço e industria estão em pleno crescimento. Somos referência na tecnologia de extração de petróleo em águas profundas e na construção civil sustentável.
O investimento em infra estrutura também foi planejado e efetuado, a Copa e as Olimpíadas ajudaram a organizar os centros urbanos mas os investimentos também foram focados em diversas áreas como os setor de aeroportos, portos, rodovias e ferrovias o que viabilizou a logística do país, além de gerar empregos para a população e atrair mais empresas e capital estrangeiro.
Com essas facilidades de logística, mão de obra e crédito, além de uma reforma tributária e legislativa bem efetuada, as empresas nacionais se tornaram mais competitivas e viáveis, gerando empregos,