Economia - o ambiente econômico. globalização e cenários da economia brasileira
Economia e Cenários
Disciplina: ECONOMIA - O Ambiente Econômico. Globalização e Cenários da Economia Brasileira
Sumário
INTRODUÇÃO 3 1. CENÁRIO ATUAL 4 2. CENÁRIO – MAIS OTIMISTA 4 3. CENÁRIO – INCERTEZAS PERMANENTES 5 4. CENÁRIO – CRISE E RUPTURA 6 5. DEMONSTRAÇÃO GRÁFICA 7 CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
O objetivo do trabalho é a avaliação de cenários econômicos observando as condições atuais da economia e verificando perspectivas de indicadores econômicos para 2020, após os grandes eventos para os quais o Brasil foi escolhido.
Este trabalho procurou elaborar e avaliar três possíveis cenários: "Otimista", "Incertezas Permanentes" e "Crise e Ruptura". Considerando que o futuro pode ser marcado por incertezas e descontinuidades, devendo-se considerá-las em uma abordagem flexível e qualitativa. Wright e Spers (2006) afirmam que elaborar cenários não é um exercício de predição, mas sim um esforço de fazer descrições plausíveis e consistentes de situações futuras possíveis, apresentando os condicionantes do caminho entre a situação atual e cada cenário futuro, destacando os fatores relevantes às decisões que precisam ser tomadas.
Huss (1988) afirma que cenários são mais adequados quando aplicados a longo prazo e à análise macro de ambientes incertos, os quais podem ser tipificados por escassez de dados e um grande número de fatores não quantificáveis. Para o autor, cenários não identificam perturbações de curto prazo no sistema; a abordagem enfatiza relações e tendências de longo prazo (10-20 anos).
Para cada um dos cenários nacionais, "Otimista", "Incertezas Permanentes" e "Crise e Ruptura", propostos para 2020, entendemos ser necessário definir trajetórias prováveis da ordem internacional com combinações plausíveis para identificar os processos, tendências e paradigmas globais, que forçosamente condicionam o desenvolvimento dos países, inclusive o nosso.
Com relação a estes