O líder e o chefe
Liderar é formar pessoas, torná-las aptas para a realização dos objetivos.
O líder excelente compartilha tudo o que sabe com os seus liderados, não teme ser substituído, esse líder está sempre disposto a ensinar, motivar e acompanhar. O sucesso do líder é visto no crescimento de seus liderados, o líder não é mesquinho, dominador e deve fugir do egoísmo.
O líder está mais envolvido no desenvolvimento de todo o processo das metas para o objetivo final planejado, ou seja, o líder está à frente da elaboração, implantação e desenvolvimento das atividades que envolvem o processo como um todo.
Já o chefe, que não deixa de ser um líder é claro, se baseia mais nos resultados obtidos por esta determinada liderança. O chefe quer saber sobre os números, os gráficos, enfim, dados precisos sobre o objetivo planejado.
O Chefe de verdade é buscar resultados, planejar os trabalhos das pessoas, organizar, priorizar, manter e controlar. Estas nada mais são que funções básicas, porém, hoje em dia, para chefiar também é necessário motivar as pessoas. Com uma equipe motivada conseguem-se melhores resultados e um clima melhor (e nem preciso dizer que reduz o custo e aumenta a produtividade).
Ser chefe é bem mais fácil, pois o poder conferido ao cargo por si é o aparato necessário. O líder, por outro lado, deve se preocupar em conduzir as pessoas, dar um significado ao trabalho e convencer os liderados a defender sua causa.
“Chefiar é fazer com que as pessoas façam algo.
Liderar é fazer com que as pessoas queiram fazer