Cenarios da Economia do Brasil 2020
Cenários da Economia do Brasil 2020
São Paulo, Abril de 2013.
Índice
1. Introdução
No processo de construção de cenários é de extrema importância o conhecimento conceitual das políticas macroeconômicas fiscal, cambial e monetária e a influência que essas políticas têm sobre a taxa de juros.
1.1 Fundamentos da Macroeconomia As políticas macroeconômicas se resumem em ações estratégicas e operacionais que visam atingir o equilíbrio e controle de preços, de câmbio e do nível da atividade econômica.
A taxa de câmbio real se ajusta para equilibrar a oferta de dólares (proveniente dos investimentos externos líquidos) e a demanda por dólares (proveniente das exportações). A Política Cambial é o conjunto das ações do governo para administrar este fluxo, pode-se não seguir nenhuma intervenção sobre esta taxa deixando ela se equilibrar por si só, como também se pode determinar uma taxa fixa de câmbio de maneira estratégica, ou também impor um limite de flutuação de câmbio, e a partir do momento em que este limite é ultrapassado, o Banco Central entra no mercado e compra e/ou vende dólares para assegurar o equilíbrio.
Já a política cambial trata-se do gerenciamento das receitas de e despesas do governo, podendo ela ser expansionista (aumento de tributos e diminuição de gastos do governo) e contracionista (diminuição de tributos e aumento de gastos do governo).
A política monetária é o gerenciamento estratégico do volume de moeda no mercado, coordenado pelo Banco Central, para atingir metas de controle de preços e do nível de atividade econômica. Para aquecer a economia, é utilizada a política expansionista que visa aumentar a quantidade de dinheiro em circulação para aumentar a demanda, já para evitar o aumento de preços e a inflação, utiliza-se a política restrita, que é a diminuição da quantidade de dinheiro em circulação.
A