Análise de Cenários e Perspectivas para Brasil 2.020
Cenário Otimista
Diminuição das incertezas
- Crescimento do Brasil - 4.0 a 4.5%
- Inflação - 4%
- SELIC - 8%
- Câmbio - 1.80
Vislumbrando um cenário otimista em 2020 foi analisado as mudanças estruturais da economia mundial e reformas econômicas implementadas no Brasil ao longo dos anos, com insto é gerada uma expectativa de alto crescimento econômico.
Tomando como base o histórico do país entre 2004 a 2010 o crescimento dobrou. A estimativa de alta do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) é uma nova demonstração de que a economia brasileira está em expansão.
Outro fator importante é a consolidação econômica do país o Brasil diminuiu sua volatilidade de crescimento nas ultimas décadas.
Com todo este crescimento econômico, haverá por parte da população o estímulo e a busca quanto à qualificação dos profissionais, considerando que cada vez mais empresas multinacionais se instalarão no Brasil em busca de mão de obra relativamente barata, estabilidade financeira e ascensão de um mercado consumidor.
O Brasil está no foco mundial e sua participação na economia mundial é relevante. Hoje somos percebidos como um país de economia estável, forte, com um parque tecnológico de última geração, vendeu know-how em algumas áreas, como a de petróleo e bicombustíveis, por exemplo, e somos um país rico em muitos insumos da cadeia produtiva. Com uma perspectiva otimista temos uma inflação favorável
Este cenário é projetado de acordo com o histórico do Brasil. Na década de 80 a inflação se manteve com uma média de 10%, tendo como um pico 37,49% em Janeiro de 1989 com o Plano Verão. Já na década de 90 o Brasil chegou a conviver com uma inflação superior a 80% no Plano Collor em Março 1990.
Depois da criação do Plano Real em Julho 94 o Brasil começou a ter uma estabilidade maior na questão da inflação.
Em um cenário otimista também podemos esperar uma redução da taxa SELIC ao patamar de 8%.