Agora é minha vez
Proposta de Ensino
APRESENTAÇÃO
“Agora è Minha Vez” é o tema escolhido para desenvolvimento da proposta apresentada, a mesma vem de encontro as lutas dos negros em conseguir, seu espaço como cidadão, e o reconhecimento de seus valores étnicos e culturais.
Lutas essas que ganhou maiores proporção no final da década de 80 e inicio da década de 90, período em que muitos profissionais da educação e movimentos sociais diversos, lutavam pela discriminação racial, vivenciada, pelos negros, desde o achado das terras brasileiras pelos portugueses.
Esses movimentos nos trouxeram reconhecimento da diversidades culturais e seus benefícios, foi a promulgação da nova LDB (Lei das Diretrizes de Bases Educacionais) abre -se um leque de possibilidades,que incentiva a luta pela igualdade.
Com as novas mudanças, é incorporado ao sistema educacional, o estudo da “Pluralidade Cultural”, tema Transversal dos Parâmetros Curriculares Nacional o mesmo trouxe o reconhecimento oficial que a escola discrimina e exclui com base em estereótipos e estigmas.
A parti desse principio a Pluralidade Cultural enfoca que o trabalho da escola esta voltado para o conhecimento de vidas e modo de ser de diferentes grupos humanos que, compõem a sociedade brasileiras e que partilham entre todos igualmente a mesma cidadania e para maior consolidação dessas conquistas em 2003 é promulgada a lei 10.639 que garante a inclusão da História e Cultura Afro no currículo escolar.
OBJETIVO GERAL
A intenção é trabalhar com os educando a historia da África, sua cultura, de forma a provocar interrogações e respostas sobre a miscigenação do povo brasileiro. E para que possamos atingir os objetivos, procuraremos desenvolver:
Amor e respeito ao próximo
Empatia com as diferenças
Conceito de cidadania
Desprendimento/confiança
Produção de textos
Leituras de texto poéticas de autores afros
Interesse pela pesquisa ao tema
Interesse pela arte afro