ECONOMIA VERDE
Este artigo traz reflexões sobre as definições de desenvolvimento sustentável e qual sua importância no contexto atual do desenvolvimento das cidades brasileiras.
Essas, por sua vez, estão passando por processos de urbanização desordenados e necessitam de um novo padrão de desenvolvimento. Muitas vezes o termo sustentabilidade está presente somente nos discursos políticos, mas não permeia as ações governamentais. Acredita-se que a discussão sobre as definições de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade urbana pode auxiliar nas futuras atuações e proposições urbanas e políticas.
Neste contexto, o conceito de “desenvolvimento sustentável” surge como um termo que expressa os anseios coletivos, tais como a democracia e a liberdade, muitas vezes colocadas como uma utopia.
3. PREPARANDO-SE PARA A NOVA ECONOMIA
3.1 – ECONOMIA VERDE
Entende-se por economia verde, toda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços que se dão por meio de processos em que os recursos não são utilizados mais rapidamente do que a capacidade da natureza renová-los.
Também conhecida como Economia Sustentável.
É uma nova tendência, que supera a cada dia as críticas a sua respeito. É um novo conceito para o cenário global.
A Nova Economia vem para romper com alguns paradigmas predominantes desde a Revolução Industrial do século XVIII. No qual o mundo segue seus padrões e modelos até hoje.
O que está em questão é a mudança da mentalidade predominante no mundo Ocidental e que busca atender as necessidades de uma sociedade crescente. No entanto, a obsessão pelo mais e a confiança na superabundância levou à destruição do meio ambiente.
Um dos maiores desafios que a Nova Economia enfrenta é na preparação de novos profissionais da sustentabilidade em grande escala para o mercado, num espaço de tempo curto.
A substituição da economia atual que é tradicional, por uma economia em novos moldes é um processo que deve ocorrer rapidamente, baseada na relativa