Empresa, ambiente exter e Interno
O primeiro, ambiente interno, é formado por tudo que está dentro da empresa e sob seu controle, como, por exemplo, suas máquinas, seus produtos e serviços, seus processos, seu capital humano, etc. Os recursos de uma organização, que estão inseridos em seu ambiente interno, podem ser considerados como pontos fortes ou fracos da empresa. Os pontos fortes devem ser maximizados, buscando a funcionalidade dos processos e a excelência no atendimento, também devem ser usados como diferencial competitivo pela empresa no mercado. Os pontos fracos, por outro lado, devem ser minimizados, neutralizados e corrigidos, preocupando-se em fechar as lacunas existentes que podem colocar a empresa em desvantagem em relação a seus concorrentes.
É importante entender que os pontos fortes de uma empresa podem ser os fracos de outra. Se em uma organização suas máquinas de ponta são seu ponto forte, em outra, suas máquinas ultrapassadas são seu ponto fraco. Se em uma empresa seus processos funcionais são seu ponto forte, em outra, seus processos metódicos e obstativos são seu ponto fraco. Com gente não é diferente, se em uma empresa o capital humano engajado e competente é um ponto forte, em outra, funcionários despreparados e desmotivados são seu ponto fraco.
O segundo, ambiente externo, é constituído por sues clientes, concorrentes, fornecedores, pelos aspectos legais, sociais, econômicos, tecnológicos, ambientais, pelas tendências do