Economia Política
Em ano de eleições no Brasil, em meio a muitas conturbações devido ao alto número de protestos que além de quantitativos foram qualitativos, vimos que tudo começou devido a uma reprovação por meio da população de São Paulo ao aumento na cobrança dos passes de ônibus, ou seja, um descontentamento com sua política econômica. Após a uma gigantesca manifestação por parte do povo, não podemos deixar de lado a informação político econômica, para decidir o futuro de nossa nação. E qual seria a melhor forma de gerir uma economia nacional? Privatizar ou estatizar; ideias socialistas ou capitalistas; e como controlar uma inflação?
Dilma Roussef, vem de um partido com ideologias socialistas, onde prioriza o crescimento da economia deixando de lado o controle de inflação, trata deste assunto tentando congelar tarifas e mantendo empregos, e onde muitos estariam aumentando a taxa de juros para estabilizar a inflação ela faz justamente o contrário, diminui taxas aquecendo o motor econômico interno do país. Para o setor industrial ela prefere diminuir tributos em alguns setores para movimentar os empregos, e com políticas nacionalistas implanta a obrigação de empresas estatais a darem preferência a fornecedores nacionais.
Marina Silva vem de um partido socialista (PSB), onde tem como propostas também reduzir o ritmo dos preços e estabilizar a inflação, para poder complementar essas propostas, ela pretende dar mais independência para o Banco Central. Para ela o controle da inflação não significa baixar o crescimento dos produtos internos brutos, pode ser afetado no primeiro momento, mas posteriormente só irá ajudar a movimentar a produção interna. Para a área econômica ela lista como princípios a abertura comercial, a simplificação tributária e investimentos tecnológicos, mas tem que serem feitos com