Eletroscópio - Van der Graff
Utilizamos o gerador de Van de Graaf afim de demonstrarmos a energia estática provida desse gerador. Primeiramente desmagnetizamos o gerador utilizando o eletroscópio de folhas (figura 1) para que não fosse possível tomar nenhum choque. Depois ligamos o gerador para que fosse acumulada energia para que fosse possível o início do experimento.
2. Introdução:
O gerador de é um dispositivo projetado para criar eletricidade estática e tomá-la disponível para experimentos. O gerador de Van der Graaff é um gerador de corrente constante, o princípio dessa máquina foi muito importante para o estudo da física, sobretudo a física nuclear, e até hoje é uma excelente ferramenta para fins didáticos. Ele geralmente acompanha o eletroscópio de folhas que serve como um desmagnetizador neutro, a fim de neutralizá-lo.
3. Metodologia:
Com um cabo elétrico dotado de 2 plugues (banana e jacaré) em suas extremidades, o eletrodo móvel conectado ao arranjo inferior de rolete e pente do gerador.
Após ligar o motor elétrico do gerador de Van de Graaf, que é responsável por colocar o gerador em funcionamento, movendo a cinta, aproximou-se o eletrodo móvel da cúpula do gerador.
Nesse momento observou-se a ocorrência de descargas elétricas entre as esferas metálicas com formação de raios. Em seguida, uma nova experiência foi realizada. No topo da cúpula do gerador havia um orifício para que se pudesse ser encaixado um plugue banana. Esse plugue tinha uma agulha conectada á extremidade oposta. Neste plugue tínhamos um gancho onde colocamos um pedaço
pequeno e leve de papel alumínio. Quando ligamos o gerador a energia gerada na cúpula repelia o papel laminado onde o mesmo se abria completamente.
Conforme a figura 2 o experimento ficou da seguinte forma:
Figura 2
4. Conclusão:
Com esse experimento pudemos observar que a energia gerada pelo gerador era oposta aos elementos que utilizamos, fazendo com que eles se repelem-se diante da cúpula