Lei De Gauss E Poder Das Pontas
Instituto de Física
Física III
Professor: João Batista Garcia Canalle
Lei de Gauss e Poder das pontas
Aluno:
Rafael do Nascimento Lira
1. Objetivo
Como determinar o sinal da carga de um corpo carregado. Analisar o funcionamento do Gerador de Van Graaf e verificar a Lei das Pontas.
2. Introdução
A lei de Gauss é a lei que estabelece a relação entre o fluxo de campo elétrico que passa através de uma superfície fechada com a carga elétrica que existe dentro do volume limitado por esta superfície. A Lei de Gauss é uma das Equações de Maxwell, isto é, é uma lei fundamental do eletromagnetismo. Vamos mostrar que a Lei de Coulomb para cargas pontuais implica a Lei de Gauss.
De acordo com a lei de Coulomb, podemos escrever o campo elétrico criado por uma carga puntiforme como: A lei de Gauss fornece outro modo, equivalente, de escrever esta relação. A figura principal da lei de Gauss é uma superfície fechada hipotética, chamada de superfície gaussiana. A superfície gaussiana pode ter a forma que desejarmos. Mas será de maior utilidade escolhermos uma superfície adequada à simetria do problema que estivermos resolvendo. Assim sendo, a escolha da superfície gaussiana, muitas vezes, resultará numa esfera, num cilindro ou em alguma outra forma simétrica. Ela deverá ser sempre uma superfície fechada, de modo que se possam distinguir claramente os pontos que estão dentro da superfície, sobre a superfície e fora da superfície.
A lei de Gauss relaciona o fluxo (total) de um campo elétrico através de uma superfície fechada (uma superfície gaussiana) e a carga líquida q que está envolvida por essa superfície. Ela nos diz que: A grandeza é a constante de permissividade, que vale 8,85 x 10-¹² C²/N. m². Usando-se a equação anterior, a definição de fluxo, podemos também escrever a lei de Gauss como: A carga líquida “q” é a soma algébrica de todas as cargas positivas e negativas internas à superfície, e ela pode