Fenômenos eletromagnéticos
BC0209 – Fenômenos Eletromagnéticos
Laboratório:
Prática 1 – Gerador de Van de Graff e Eletroscópio
Sumário Página Introdução....................................................................3 Objetivo........................................................................4 Materiais.......................................................................4 Procedimento experimental.........................................5 Resultados e discussão...............................................5 Conclusão..................................................................15 Referências................................................................16
Introdução:
Em 1931, Van der Graaff inventou um gerador com o objetivo de produzir uma diferença de potencial muito alta, da ordem de milhões de volts, para acelerar partículas carregadas que se chocavam contra blocos fixos. Através dos resultados dessas colisões pode se observar as características dos núcleos do material constituintes do bloco.
O gerador de Van der Graaff é constituído basicamente de um motor, duas polias, uma correia ou cinta, duas hastes ou terminais feitos de finos fios de cobre e uma esfera oca onde se acumula a carga transportada pela cinta.
Figura1: gerador de Van der Graaff.
Fonte: http://.fisica.ufs.br/esanana/elecmagnet/campo_electrico/graaf/graaf.htm
Conforme o esquema do gerador de Van der Graaff da Figura 1, um condutor esférico metálico oco (A), está isolado por suportes plásticos dos pés metálicos (C) conectados a terra. Uma correia (D), não condutora, se move entre duas polias (E e F). A polia F é acionada por um motor elétrico. As hastes G e H são feitos de fios condutores muito finos, estão situados a altura do eixo das polias. As pontas das hastes estão muito próximas, porém não tocam a cinta.
O lado esquerdo da correia D se move para cima, transportando um fluxo contínuo de carga negativa para o