Fenômenos eletromagnéticos
FACULDADE DE ENGENHARIA DE RESENDE
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
ALÍCIA CAMILA JÉSSICA
LUCIANA
GUILHERME
FENÔMENOS ELETROMAGNÉTICOS
ROTEIRO 6
RESENDE-RJ
/06/2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3 2. OBJETIVO 4 3. EMBASAMENTO TEÓRICO 5 4. MATERIAIS E MÉTODOS 9 4.1. MATERIAIS E EQUIPAMENTOS 9 4.2. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 9 5. RESULTADOS EXPERIMENTAIS E ANALISE DOS RESULTADOS 10 6. CONCLUSÃO 13 7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
1. INTRODUÇÃO
Eletromagnetismo é parte da física que estuda as propriedades elétricas e magnéticas da matéria, em particular as relações estabelecidas entre elas.
Uma carga elétrica em movimento e submetida a um campo magnético sofre a atuação de uma força de natureza eletromagnética. A regra da mão direita auxiliará na compreensão prática do sentido da força magnética gerada: considerando o polegar no sentido do movimento da carga e os demais dedos no sentido do campo, o sentido da força magnética será determinado de acordo com a polaridade da carga. Se for positiva, o sentido da força será o mesmo da palma da mão, caso seja negativa o sentido será o mesmo das costas da mão.
Hoje, as leis do eletromagnetismo fundamentam boa parte da nossa tecnologia mecânica e eletroeletrônica. Os campos magnéticos e suas interações elétricas fazem funcionar desde um secador de cabelos até os complexos sistemas de telecomunicações, desde os poderosos geradores elétricos das usinas nucleares até os minúsculos componentes utilizados nos circuitos eletrônicos.
A teoria eletromagnética é muito usada na construção de geradores de energia elétrica, dentre estes se destacam os alternadores ou geradores de corrente alternada, que propiciam maior rendimento que os de corrente contínua por não sofrerem perdas mediante atrito. A base do alternador é o eletroímã, núcleo em geral de ferro doce e em torno do qual se enrola um fio condutor revestido de cobertura isolante. O