Os Fenômenos Eletromagnéticos e a Indução eletromagnética. Lei de faraday e ley de lenz

427 palavras 2 páginas
Laboratório de Física

RELATÓRIO EXPERIMENTAL:
Os Fenômenos Eletromagnéticos e a Indução eletromagnética.
Lei de faraday e ley de lenz

PROFESSOR: JOSIANE CARDOSO
Acadêmicos

Procedimento Experimental

Conecta-se à bobina um galvanômetro. Em seguida, com um ímã fazemos movimentos repentinos interiormente ao núcleo da bobina, percebendo que o ponteiro do galvanômetro move-se. Este fato é explicado por Michael Faraday: A variação do fluxo magnético (movimento do ímã), numa espira, induz nesta, uma corrente elétrica. Este é o princípio de geração da energia elétrica. O movimento do eixo de um motor (que nessas condições é chamado de gerador) faz com que um campo variável seja formado, induzindo, numa espira uma força eletromotriz.

Questionário

a) Aproxime o polo norte do ímã no interior da bobina e retire. O que você observou?

Ao se inserir o ímã (movendo-o), estamos variando o fluxo magnético nas bobinas, de tal modo há indução de uma força eletromotriz. Ao retirar, a indutância, propriedade física dos indutores (no caso, a bobina), tende a contrabalancear a corrente que originou a variação, e, por isso, o ponteiro do galvanômetro, que ao inserir-se o ímã havia se deslocado para a direita, quando retirado o ímã, é deslocado, numa maior proporção, para a esquerda.

b) Torne a introduzir o polo norte do ímã no interior da bobina, dê uma parada com ele dentro da mesma e torne a retirá-lo. Repita esta operação com maior rapidez e compare os dois casos.

Ao introduzir o ímã, estamos variando o fluxo e, portanto induzindo tensão. Quando deixamos o ímã parado à variação cessa, e, portanto não há tensão. Se fizermos movimentos rápidos, perceberemos que o ponteiro não pára, indo, numa escala, de valores negativos a positivos.

c) Segundo suas observações, como você diria que se relacionam a rapidez da variação do fluxo magnético, no interior da bobina, com a

Relacionados

  • Texto
    23321 palavras | 94 páginas