RESENHA CAPITULO I HISTORIA DA ESTATISTICA
Nesta resenha conheceremos alguns dos estatísticos, matemáticos e economistas famosos, os quais na sua época, já sentiram a necessidade da tomada de decisão baseada em análises numéricas. Estes desenvolveram metodologias de cálculo que ajudam o administrador financeiro de empresas a tomar decisões. Com base no conhecimento das obras destes precursores da estatística, os alunos podem se espelhar no passado e projetar o futuro, tendo por base o conhecimento teórico, este considerado o único instrumento de crescimento social e econômico.
2 TITULO DA OBRA / AUTOR / EDITORA E OUTRAS INFORMAÇÕES
Estatística Aplicada Administração / Salvatore Benito Virgillito / Alfa-Omega
3 DESCRIÇÃO E COMENTARIOS SOBRE OS PRECURSORES (17)
Girolamo Gardano: Seus trabalhos mais importantes foram em Matemática, Física e Astronomia. Sua contribuição mais famosa em Matemática foi em 1539 chamada Pratiche Aritmetiche que realmente foi o que o projetou e, segundo historiadores, foi responsável pelas ofertas de trabalho que recebeu no campo da medicina. Nesse trabalho Gardano apresenta um algoritmo de transformação linear para eliminar o termo ao quadrado de uma equação de terceiro grau. Seus trabalhos em Matemática foram decisivos para o desenvolvimento desta ciência nos séculos seguintes.
Blaise Pascal: Pascal, tendo devotado sua vida ao estudo e desenvolvimento da Matemática. Pascal descobriu que a soma dos ângulos internos de um triângulo retângulo é igual a soma de dois ângulos retos simplesmente dobrando as pontas deste papel em direção ao ângulo reto. Em 1653, escreveu a respeito da pressão exercida por líquidos e gases quase ao mesmo tempo que com Fermat criou o cálculo das probabilidades.
Em 23 de Novembro de 1654 um acidente com sua carruagem onde morreram todos ocupantes a exceção deste, o fizerem entender que era tempo do parar e refletir a religião. Retirou-se a uma cidade chamada Port Royal, lá permanecendo até sua morte em 1662. Não esquecendo a