lei de gauss e pontas fisica 3
Física 3 experimental
Aluno: Matheus Rocha Batista TURMA: 01
2ª prática – Lei de Gauss e poder das pontas
1- Objetivo:
Estudar a aplicação da Lei de Gauss e o poder das pontas
2- Introdução teórica:
A lei de Gauss relaciona o campo eletrostático com suas fontes, as cargas elétricas. A Lei de Gauss é equivalente a Lei de Coulomb. Porém, a Lei de Gauss também é válida quando o campo elétrico varia com o tempo o que não ocorre com a Lei de Coulomb, a mesma que pode ser descrita como:
Essencialmente a Lei de Gauss é uma hipotética superfície fechada, sendo chamada a mesma de superfície gaussiana. Ela só será operacionalmente útil se a distribuição simétrica de carga se apresente de modo simétrico, ou aproximadamente simétrico, uma vez que nesta situação, a Lei de Gauss, que está intimamente relacionada com a ideia de fluxo, torna o cálculo muito mais simples que os outros métodos. Onde o fluxo elétrico através de um superfície fechada S, será dado por:
3 – Material Utilizado
1. Eletroscópios 2. Eletrodos Cilíndricos 3. Bastão Isolante 4. Papel 5. Gerador de van der Graaf elétrico 6. Gerador de van der Graaf manual
4 – Procedimento Experimental
Dividimos o experimento em duas partes que serão descritas a seguir para a segunda parte nós utilizamos o Gerador de Van der Graaf, seu funcionamento funciona da seguinte forma: O gerador é carregado através da rotação da correia (de borracha) que passa por uma placa metálica negativamente carregada que tira cargas negativas (elétrons) da correia, assim a correia adquire carga positiva, sendo assim, esta tira cargas negativa da cúpula por meio do pente, tornando a cúpula carregada positivamente.
1ª Parte:
1. Carregamos o eletroscópio por indução
2. Descarregamos a barra de acrílico
3. Toca-se a parte interna do copo do eletroscópio carregado com a parte metálica da barra e, em seguida, tocar internamente no copo do outro eletroscópio.