Sistema Circulat Rio
Insuficiência Mitral Homem, 40 anos, refere dispneia (falta de ar) aos grandes esforços há 4 anos, que evoluiu com dispneia de repouso associada a astenia (fadiga) há aproximadamente 2semanas. Ao exame físico apresentou sinais de dilatação do ventrículo esquerdo além de sinais sugestivos de insuficiência mitral e edema de membros inferiores. Foi realizado um ecocardiograma com dopplerfluxometria que evidenciou regurgitação mitral importante com fração de ejeção de 50% (normal 80%) e volume sistólico final de 50mm³ (normal 30mm³ a 35mm³) (Figura 16.7.1). Diagnosticada insuficiência mitral com indicação para tratamento cirúrgico, sendo realizado valvuloplastia da mitral.
Questões:
1. O paciente apresentou dilatação de uma das câmaras da valva mitral. Qual a câmara dilatada? Quais as outras câmaras que compõem o coração?
Resposta: A câmara dilatada foi Ventrículo esquerdo. As outras câmaras que compõem o coração além do Ventrículo esquerdo são: Átrio esquerdo, Átrio direito e Ventrículo direito.
2. O paciente foi diagnosticado com insuficiência da valva mitral, uma condição da qual a valva não executa sua função adequadamente. Qual a função da valva mitral? Onde se situa essa valva?
Resposta: A valva mitral situa-se entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo separando as duas câmaras, com projeção anatômica na 4ª e 5ª cartilagem costal esquerda. A sua função é controlar a passagem de sangue do átrio para o ventrículo.
3. No coração há outra valva semelhante a mitral. Qual é esta valva? Onde se situa?
Resposta: Semelhante à Valva mitral é a Valva tricúspide que se situa entre o Átrio direito e o Ventrículo direito no nível da 3ª cartilagem costal, ela controla a passagem do sangue do átrio direito para o ventrículo direito.
4. Quais estruturas compõem o complexo das valvas atrioventriculares?
Resposta: Na valva atrioventricular esquerda encontramos dois complexos de válvulas: Anterior e Posterior. A valva atrioventricular direita