Relatorio De Fisica III Lei De Gauss E Poder Das Pontas
Laboratório de Eletricidade e Magnetismo
Lei de Gauss e Poder das Pontas
03/05/2012
Aluno: Paulo César Pontini Pereira
Turma: 09
1 - Objetivo:
Como determinar o sinal da carga de um corpo carregado. Analisar o funcionamento do Gerador de Van Graaf e verificar a Lei das Pontas.
2 - Introdução:
Lei de Gauss
De acordo com a lei de Coulomb, podemos escrever o campo elétrico criado por uma carga puntiforme como:
A lei de Gauss fornece outro modo, equivalente, de escrever esta relação. A figura principal da lei de Gauss é uma superfície fechada hipotética, chamada de superfície gaussiana. A superfície gaussiana pode ter a forma que desejarmos. Mas será de maior utilidade escolhermos uma superfície adequada à simetria do problema que estivermos resolvendo. Assim sendo, a escolha da superfície gaussiana, muitas vezes, resultará numa esfera, num cilindro ou em alguma outra forma simétrica. Ela deverá ser sempre uma superfície fechada, de modo que se possam distinguir claramente os pontos que estão dentro da superfície, sobre a superfície e fora da superfície.
A lei de Gauss relaciona o fluxo (total) de um campo elétrico através de uma superfície fechada (uma superfície gaussiana) e a carga líquida q que está envolvida por essa superfície. Ela nos diz que:
A grandeza é a constante de permissividade, que vale 8,85 x 10-¹² C²/N. m². Usando-se a equação anterior, a definição de fluxo, podemos também escrever a lei de Gauss como:
A carga líquida q é a soma algébrica de todas as cargas positivas e negativas internas à superfície, e ela pode ser positiva, negativa ou nula. Incluímos o sinal para a carga líquida no símbolo q, em vez de simplesmente usarmos o módulo da carga, pois o sinal nos diz se o fluxo líquido está saindo ou entrando através da superfície gaussiana, ou seja, quando q é positiva, o fluxo líquido é para fora; quando q é negativa, o fluxo líquido é para dentro.
Usando a lei de Gauss e, em alguns casos, argumentos