memoria
Neste trabalho irei falar sobre as memórias suas principais partes e tecnologias, tendo em vista um assunto muito importante paras os dias de hoje já que cada vez mais as tecnologias vão evoluindo e aumentando sua capacidade.
Este assunto tem muito a ver com a disciplina de eletrônica digital e muito útil para o dia a dia do tecnólogo em automação industrial que ingressa no mercado de trabalho na área de programação e desenvolvimento de novos controladores programáveis.
MEMÓRIAS
As memórias são locais onde se armazenam dados e programas em um sistema de computação. As memórias são as partes mais ativas de um computador, armazenando programas e dados antes, durante e após a execução. Pode-se afirmar que a memória é equivalente a milhares de registradores; cada um armazenando uma palavra binária. Há duas únicas ações que podem ser realizadas em uma memória. A primeira é a ação de guardar um elemento (ou um grupo de elementos) - em computação, esta ação genericamente denominada de armazenar e a operação em si, que é realizada para a consecução dessa ação de armazenamento, é chamado de escrita ou gravação ("write"). A segunda é a ação de recuperação do elemento guardado (ou grupo de elementos) para um uso qualquer - em computação esta ação se denomina recuperar (“retrieve") e a operação para realizá-la chama-se leitura ("read").
Até o final da década de 60, as memórias dos computadores eram magnéticas. As mais antigas eram de "tambor": um cilindro magnético, girando a alta velocidade, com cabeças de gravação e leitura escrevendo e lendo dados e instruções em sua superfície. Outras eram construídas com núcleo de ferrite: minúsculos toróides de ferrite, costurados por fios de acesso de dados e de endereçamento. Em 1969, a IBM introduziu em seu processador modelo 360/85, uma pequena (pelos padrões atuais) memória de 16 Kbytes, construída com transistores. Surgiam ali as memórias monolíticas, oumemórias a semicondutor. Desde