Memória
Registradores
Os registradores são pequenas unidades de memórias da UCP, que é o lugar onde o processador busca uma instrução, para uma operação aritmética utilizada pela unidade aritmética e lógica denominada como UAL ou ALU (Arithmetic and Logic Unit).
Características dos registradores
Tempo de acesso, um ciclo de memória: Este dispositivo possui o menor tempo de acesso/ciclo de memória do sistema e são construídos com a mesma tecnologia dos processadores.
Capacidade: Os registradores são fabricados apenas para guarda um único dado, um único endereço ou uma única instrução, dessa forma a quantidade de bits é de 8 a 128, dependendo do tipo de processador e a aplicação do registrador.
Volatilidade: Os registradores são memórias voláteis, ou seja, necessitam de energia elétrica para funcionarem.
Tecnologia: Os registradores são memórias de semicondutores. Na maioria dos registradores são fabricados com a tecnologia bipolar e MOS (Metal oxide semicondutor).
Temporariedade: Os registradores são memórias auxiliares internas ao processador, que armazenam dados em um tempo necessário para a utilização na UAL.
Custo: É a memória com o maior custo que as outras, devido ao tipo de tecnologia utilizada na fabricação.
Memória Cache
A função da memória cache é aumentar a velocidade de transferência de informações entre o processador e a memória principal. Existem 2 níveis de memória cache. O primeiro nível é acoplado internamente no processador. O segundo nível é acoplado na placa-mãe.
Características da memória cache Tempo de acesso ciclo de memória: São memórias que possuem um tempo de acesso entre 5 a 20 ns (nanossegundos). Capacidade: Memórias cache de nível L1 (Level 1, Nível 1) oscilam entre 32 e 256KB e 4MB