Primeiro
Curso: Engenharia
Disciplina: Física Experimental III – Turma 3072
Titulo da experiência: Princípio do funcionamento do eletroscópio de folhas e a distribuição de cargas em um condutor.
Autor do relatório: Bruno Gomes Soares
Equipe:
Bruno Gomes Soares - Matrícula: 201309070911
Daniel F. da Gama - Matrícula: 201403419736
Leandro C. G. Novaes - Matrícula: 201307052703
Thamiris Pimentel - Matrícula: 201309008191
1. Resumo
Nesse relatório vamos observar os sinais das cargas através de processos de eletrização, utilizando o gerador de Van Der Graff, sendo possível determinar um potencial elétrico de elevada voltagem. O fato da carga elétrica se transferir integralmente de um corpo para outro quando há contato interno, constitui o princípio básico do gerador de Van Der Graff, onde no equilíbrio de um pequeno condutor com carga positiva o campo elétrico é nulo.
Realizamos a indução de um contato com um bastão metálico, onde cargas desenvolvidas na correia durante o contato destas com as polias, aderem a ela e são por elas transportadas, elas vão se acumulando na esfera até que a rigidez dielétrica do ar seja atingida.
2. Introdução
Compreender o funcionamento e a funcionalidade do Gerador de Van Der Graaf, visualizando os efeitos do campo elétrico que é produzido pelo acúmulo de cargas em uma esfera oca metálica e a compreensão de como a carga se distribui em um objeto metálico. Observamos como um gerador de Van Der Graff ao ser induzido sua aceleração de atingimos atrito necessário para gerar linhas de força através do mapeamento de campo elétrico gerado pela proteção de uma tensão ao aproximarmos um bastão metálico e observamos os raios ou descargas ocorridas devido ao acúmulo de atrito nas correias do gerador.
Os átomos da matéria são formados de uma grande quantidade de partículas. Dentre elas as mais conhecidas são o próton (carga positiva), o elétron (carga