Primeiro
No primeiro dia observação, a sala de aula era bastante riscada e muito barulhenta, mesmo quando entramos os alunos não ficavam quietos, a professora teve que se levantar para que os alunos ficassem em silêncio e precisou gritar com eles, foi então que eles notaram a nossa presença e finalmente se comportaram. Depois das apresentações nos sentamos na parte de trás da sala para uma melhor observação. Os alunos que se sentam atrás da sala não ficavam quietos durante a explicação da professora, conversavam muito e atrapalhavam os alunos que queriam estudar, nessa área da sala, era formada por dois grupos de conversas, um com 4 alunos em outro com 3 alunos, durante a explicação da professora eles ficavam de costas para lousa, como se não houvesse ninguém lá na frente. A presença dos estagiários também atrapalhou o andamento da aula, pois eles achavam mais interessante ficar fazendo perguntas para estes.
Entre os alunos que se sentam a frente foi observado também 2 grupos de conversas, um formado por 5 meninas e outro por 3 alunos, sendo que o grupo de meninas era os que mais conversavam em sala de aula e mais atrapalhava o resto da turma. O outro grupo os alunos sempre conversavam só que em voz baixa, porem estavam conversando.
Segundo a professora os alunos estavam organizados em mapa de sala, entretanto esse mapa não era eficiente, não foi informando que como era os requisitos do mapa de classe, por qual motivo a professora quis que os alunos se organizassem daquele modo.
Sobre como a professora dava aula era como se ela apenas dava aula para os alunos que sentavam a frente, a entonação de vos dela era boa, dava para ser ouvida por quem sentava atrás, mas ela somente olhava para os alunos da frente, e poucas vezes para os outros, talvez por eles sejam os melhores da turma.
Observou-se que os alunos, mas a frente eram os mais interessados da turma, pois quando a professora fazia perguntas eras os que sempre respondiam, a professoram mandava os alunos,