Economia politica
A Microeconomia economia atua no âmbito dos consumidores e/ou das empresas (ou industria se preferir). Lida com as preferência dos consumidores e a utilidade que essas preferências lhe conferem a qual podemos traçar suas escolhas. Mercado de Bens e Serviços: Determina o nível de produção agregada bem como o nível de preços./ Mercado de Trabalho: Admite a existência de um tipo de mão-de-obra independente de características, determinando a taxa de salários e o nível de emprego./Mercado Monetário: Analisa a demanda da moeda e a oferta da mesma pelo Banco Central que determina a taxa de juros./ Mercado de Títulos: Analisa os agentes econômicos superavitários que possuem um nível de gastos inferior a sua renda e dificitários que possuem gastos superiores ao seu nível de renda./Mercado de Divisas: Depende das exportações e de entradas de capitais financeiros determinada pelo volume de importações e saída de capital financeiro.
Setor Externo:
O câmbio é uma operação financeira caracterizada pela troca da moeda de um país pela moeda de um outro. É um elemento do sistema monetário internacional, com o objetivo de facilitar as transações entre países.
Câmbio Flutuante: Taxa de câmbio que flutua livremente segundo a maior ou menor procura de moeda estrangeira. Câmbio Fixo: Um sistema de câmbio em que o Banco Central de um país estabelece um valor fixo para a paridade entre a moeda local e o dólar. Vantagens: maior controle da inflação. Desvantagens: reservas cambiais vulneráveis a ataques especulativos.
Flexível de cambio: a taxa de câmbio oscila exclusivamente em função da oferta e demanda no mercado. Vantagens: política monetária mais independente do cambio. Desvantagens: a taxa de cambio fica muito