Economia On line
A oferta e a demanda são as forças básicas de funcionamento de uma economia capitalista.
A oferta reflete o desejo de vender por parte dos vendedores.
A demanda reflete o desejo de comprar por parte dos compradores.
Mercado é um grupo de compradores e de vendedores de um bem ou serviço, que se caracteriza pela possibilidade de se organizar de diferentes formas.
No mercado competitivo, existem muitos compradores e muitos vendedores, de forma que nenhum deles tem capacidade de, individualmente, influenciar o preço de mercado.
Quantidade demandada é a quantidade de um bem que os consumidores desejam adquirir, a um dado preço.
Segundo a Lei da demanda, a quantidade demandada de um bem diminui quando o preço aumenta.
Logo, a curva de demanda relaciona o preço de um bem à quantidade demandada. A curva de demanda tem inclinação para baixo.
O preço não é o único fator que influencia na quantidade demandada de um bem.
São determinantes da demanda: renda, tipo de bem, bens substitutos, bens complementares, preferências, expectativas, outros fatores.
Deslocamentos ao longo da curva de demanda: Decorre de uma alteração no preço do bem - constituem uma alteração na quantidade demandada de um bem.
A curva de demanda, graficamente, mostra a relação entre a quantidade demandada e o preço. Desse modo, qualquer alteração do preço desloca o consumidor ao longo da curva da demanda porque muda a quantidade demandada.
Deslocamentos da curva de demanda: ocorrem em resposta a mudanças em qualquer outro fator que não o preço como renda do consumidor, preço de bens substitutos, preferências, etc.
Quando outros fatores – que não o preço – mudam, o consumidor passa a demandar, ao mesmo preço de antes, um quantidade maior ou menor de bens.
Quantidade ofertada é a quantidade de um bem que os vendedores desejam produzir, a um dado