Economia On line
Módulo: 2
Atividade: 10.2
Título: Estruturas de Mercado – A formação de um cartel
Aluno: Tiago Rogério da Silva
Disciplina: Introdução à Economia
Turma: IBE- Jundiaí – Pós ADM 35
Introdução
O trabalho aqui presente apresentará de forma objetiva, um panorama acerca dos assuntos que tangenciam a Economia, especificamente o tema
“Formação de Cartéis” e a “Teoria dos Jogos”. O objetivo é oferecer ao leitor, uma visão desse tipo de atividade no ambiente econômico e diversos setores.
Com base nos materiais oferecidos pelos docentes e pela instituição, abordaremos os temas citados diretamente, mas como uma linguagem diferenciada, que conota o caráter introdutório aos assuntos sugeridos.
Principais características do cartel
O cartel é uma característica contrária ao cenário de livre concorrência entre as empresas de um mesmo mercado. Um mercado que possui um número reduzido de produtores favorece esse tipo de prática.
A estrutura de oligopólio é a base perfeita para que as empresas pratiquem a colusão, ou seja, a combinação prévia de estratégias de produção e precificação. A prática de combinar preços, aumentos, reajustes e oferta de produtos, é denominada como cartel. Quando há esse tipo de prática pelas empresas, pode-se concluir que o mercado torna-se novamente monopolista, pois há somente uma opção ao consumidor. Podemos exemplificar a formação de cartel, da seguinte forma:
Imaginemos que uma determinada cidade do interior paulista tenha apenas dois postos de combustíveis e os mesmos decidem que venderão pelo mesmo preço. Quando o posto A aumenta o preço, o posto B simultaneamente equipara. A população daquele município fica sem opções e tanto faz comprar em um ou outro, pois sempre pagarão o mesmo preço (geralmente acima da média praticada pelo mercado).
Apesar de existirem duas opções de postos (oligopólio), na prática, há apenas uma opção (monopólio).
O combate ao cartel é umas das prioridades