Economia na Europa
Módulo: 4
Atividade:
Título: Políticas Fiscais e Monetárias
Aluno:
Disciplina: Introdução a Economia
Turma: Pós Adm 37
Introdução
Este trabalho tem como objetivo analisar o efeito das políticas monetárias e fiscais na economia Europeia que de acordo com algumas pesquisas, foi um dos piores centros econômico do mundo devido a sua localização entre os continentes Africanos e Asiático, que fez desta região uma passagem obrigatória e assim facilitou a absorção e irradiação dos conhecimentos, tecnológicos e comércio.
Podemos definir como política fiscal o nome dado as ações governamentais destinadas a ajustar seus níveis de gastos, monitorando e influenciando a economia de um pais. A política fiscal está intimamente ligada à política monetária, podendo-se afirmar, em termos bastante simples, que as duas políticas econômicas são como irmãs, pois ambas buscam influenciar um aspecto da economia: a política monetária irá modificar o comportamento da moeda, e a política fiscal irá operar frente aos gastos estatais.
Características principais dos instrumentos de política monetária e fiscal
Poderíamos dizer de uma forma geral, que a lógica da política monetária consiste basicamente em controlar a oferta de moeda (liquidez) para determinar a taxa de juros de referência do mercado, ou seja, seria a atuação de autoridades monetárias sobre a quantidade de moeda em circulação, de crédito e de taxas de juros.
Inicialmente, pode ser definido como principal característica da política monetária expansiva, o de aumentar a oferta de moeda, reduzindo assim a taxa de juros básica e estimulando investimentos majoritariamente no setor privado. Essa política é adotada em épocas de recessão visando aumentar a demanda agregada e gerar novos empregos.
Por outro lado a política monetária contracionista consiste em reduzir a oferta de moeda, aumentando assim a taxa de juros e reduzindo os investimentos no setor privado. Essa