Economia da europa
História:
Europa Atual e África Atual
Nome: Rafaela Carvalho
Nº: 28
Série: 9º ano A
Guarulhos
África atual:
Cultura:
Durante muito tempo, os colonizadores afirmaram que os africanos seriam incapazes de produzir manifestações culturais de valor universal, mas isso não é verdade por meio de dois exemplos que mostram a importância da cultura africana no mundo contemporâneo.
Entre as últimas décadas, diversos pintores e escultores europeus, à procura de formas originais de manifestação artística, surpreenderam-se com a criatividade de artistas e artesãos africanos, antes considerados "primitivos." Um deles foi o pintor espanhol Pablo Picasso, um dos criadores do Cubismo. Hoje, a maioria dos estudiosos reconhece a influência da arte africana no movimento cubista e em outras tendências artísticas de séculos passados.
Outro fator importante da cultura é a música contemporânea. A lista de gêneros musicais com raízes em ritmos africanos é quase infinita: jazz, blues, rock and roll, gospel, salsa, samba, funk, hip-hop, reggae, zydeo, zouk, entre outros. Todos esses gêneros são releituras de ritmos criados na África, feitas por descendentes de africanos em outros continentes.
Na maior parte dos casos, entretanto, houve um processo de "desafricanização" desses ritmos, que são identificados genericamente como música negra. É como se eles tivessem se originado de lugar nenhum. As razões dessas distorções incluem com certeza, o preconceito e a desinformação, pode-se combatê-los pesquisando mais o assunto. A internet pode ser de grande ajuda nesse processo.
Política:
Se as pressões populares e os conflitos aumentaram, por outro lado também começaram a surgir mudanças positivas e democráticas. Hoje, diversos países africanos já podem ser classificados sem reservas como democráticos ou semidemocráticos. Cabo verde, África do Sul, São Tomé e Príncipe, Botsuana, Gana, Mali, Angola, Moçambique e Namíbia estão entre eles.