compositor
SEU TRABALHO ARTISTICO DESENVOLVEU POR MAIS DE SETENTA ANOS ENTRE FLORENÇA EROMA, ONDE VIVERAM SEUS GRANDES MECENAS, A FAMILIA MEDICI DE FLORENÇA, E VARIOS PAPAS ROMANOS. INICIOU-SE COMO APRENDIZ DOS IRMAOS DAVIDE DOMENICO GHIRLANDAIO EM FLORENÇA. DEPOIS QUE SEU TALENTO FOI RECONHEÇIDO, TORNOU-SE PROTEGIDO DOS MEDICI, PARA QUEM REALIZOU VARIAS OBRAS, SUA CARREIRA SE DESENVOLVEU NA TRANSIÇÃO DO RENASCIMENTO PARA O MANEIRISMO CENTRADO NA REPRESENTAÇÃO DA FORMA HUMANA E PRINCIPALMENTE NO CORPO DO HOMEN NU QUE RETRATOU COMENORME PUJANÇA.
BIOGRAFIA
MICHELANGELO FOI O SEGUNDO FILHO DE LUDOVICO DI LIONARDO BUONARROTI SIMONIE FRANCESCA DI NERI BUONARROTI. EM SUA CERTIDAO SEU NOME ESTÁ ESCRITO DE DUAS FORMAS, MICHELAGNELO E MICHELAGNOLO BUONAROTI. SUAS PRIMEIRAS BIOGRAFIAS FORAM ESCRITAS QUANDO ELE AINDA VIVIA E SUA FAMA ESTAVA NO AUGE, E SEUS ADMIRADORES NÃO CONTENTES EM ESTABELEÇER UMA ALTA ESTIRPE PARA SUA FAMÍLIA, CUJA GENEALOGIA APAREÇE HOJE COMO DUVIDOSA, TRATOU DE ENGRANDECER EVENTOS RELACIONADOS AO SEU NASCIMENTO E INFÂNCIA, SUPOSTAMENTE PROFETAS DE SUA GLORIA.
COMTRÊS ANOS VOLTOU A SUA CASA PATERNA, E COM SEIS PERDEU SUA MÃE. O PAI MESMO TENDO PRESTIGIO ERA POBRE, SUA FAMILIA ERA GRANDE E SEUS GANHOS GANHANDO NA PRODUÇÃO RURAL EM SETTIGNANO, ERAM INSUFICIENTES PARA MANDAR UM ALTO PADRÃO DE VIDA. A ANTIGA FURTUNA DA FAMILIAADQUIRIDA NO COMÉRCIO E NO CAMBIO COMEÇOU A DESSAPAREÇER COM SEU PRÓPRIO PAI, QUE TEVE QUE PROVER DOTE PARA SUAS FILHAS, PARA PAGAR DIVIDAS VULTUROSAS E NÃOOBTEVE CARGOS LUCRATIVOS, E A SITUAÇÃO PIOROU, A PONTO ESTAREM PERTO DE PERDER SEU PATRICIADO E DECAIR PARA A PLEBE. MICHELANGELO ERA DOTADO, ASSIM QUE ATINGIU A IDADE ADEQUADA LODOVICO MANDOU ELE PARA SER EDUCADO POR FRANCESCO DA URBINO, ESPERANDO QUE SEGUISSSE CARREIRA BOA.
JUVENTUDE
MICHELANGELO NÃO TERMINOU SEU ESTUDO COM GHIRLANDAIO. UM ANO DEPOIS DEIXOU O ATELIER E ENTROU NA PROTEÇAO DE LOURENÇO II DE MEDECI. OS AUTORES DIVERGEM SOBRE AS CIRCUNSTANCIAS