Leandro
Avaliação 1 Educação Física
Relatório 1: Levantamento bibliográfico
Turma: 3º ano 08
Nota:
Descrição da equipe
Nº
Giulia Barbosa
19
Jennifer Alfaia
22
Renato Jobim
32
1º calcular a zona alvo dos participantes do grupo;
2º Descrever as metodologias de avaliação; perímetros, IMC, IAC, bioimpedância, Bod Pod, dobras cutâneas e eletromiografia muscular;
Perímetro: Apresentam diferentes padrões para uma mesma medida. Quando nosso objetivo é apenas acompanhamento das medidas devemos escolher o padrão mais adequado às nossas necessidades e possibilidades, repetindo-os da mesma forma nas reavaliações.
IMC: O Índice de Massa Corporal (IMC) e o Nível de Atividade Física Habitual (NAFH) têm sido amplamente utilizados como indicadores de risco para o surgimento de doenças cardiovasculares. O objetivo foi: determinar o perfil de universitários em relação ao IMC e NAFH, analisando possíveis diferenças entre os sexos.
Eletromiografia Muscular: Técnica de monitoramento da atividade elétrica das membranas excitáveis das células musculares, representando os potenciais de ação deflagrados por meio da leitura da tensão elétrica (Voltagem em função do tempo).
Dobras Cutâneas: Utiliza-se o adipômetro, também chamado de compasso de dobras cutâneas. Este é um método de fácil obtenção de dados e baixo custo, sendo útil e praticável em grandes estudos de campo. Quando realizado pelo mesmo avaliador, permite um resultado fidedigno. As principais dobras cutâneas mensuradas são: Tríceps, bíceps, subescapular, peitoral, antebraço, axilar média, supra-ilíaca, abdominal, coxa e panturrilha.
IAC: É um método simples e amplamente difundido de se medir a gordura corporal. A medida foi desenvolvida na Bélgica, pelo estatístico e antropocentrista, Adolphe Quételet. É calculado dividindo o peso do indivíduo em quilos pelo quadrado de sua altura em metros.
Equação: IMC = Kg/m²
Onde Kg é o peso do indivíduo em quilogramas e m é a