leandro
A Unidade Repressora Especial Antiterrorista (em grego: Ειδική Κατασταλτική Αντιτρομοκρατική Μονάδα, transl. Eidiki Katastaltiki Antitromokratiki Monada, Ε.Κ.Α.Μ.) é a unidade contraterrorismo da Polícia Helênica e o seu grupo mais seleto. Caracteriza-se como uma força especial, altamente treinada em táticas militares para participar de operações incomuns destinadas a combater o terrorismo, aniquilar a capacidade de combate do inimigo ou assumir a vanguarda na ação contra os opositores da lei.
Originou-se em 1978, quando dois grupos antiterrorismo foram criados nas antigas Polícias Urbanas e Gendarmeria. Com a união das duas forças em 1984 tornaram-se uma só unidade.
Contava inicialmente com um efetivo de 150 homens, quando o pais hospedou os Jogos Olímpicos de 2004, mas em razão da importância do evento e da necessidade de melhor proteção foi este aumentado para 200 policiais. http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADcia_da_Gr%C3%A9cia#Unidade_Especial_Antiterrorismo Exemplos;
ATENAS, 16 JUL (ANSA) - A polícia grega prendeu nesta quarta-feira (16) o terrorista Nikos Maziotis. Ele era chefe da organização conhecida como "Luta Revolucionária" (EA, na sigla em grego) e foi responsável por numerosos ataques no país. Entre eles, está o lançamento de uma bomba contra a embaixada norte-americana em Atenas, em 2007. http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/ansa/2014/07/16/policia-prende-terrorista-mais-procurado-da-grecia.htm. A força Ekam tem sua sede em Atenas, mas tem vários postos ao longo das principais cidades da Grécia. Cada funcionário é um membro de tempo integral devem ter pelo menos cinco anos na polícia antes de poder estar em Ekam. Muitos recebem a formação da escola de Rangers do exercito grego antes de ir para a escola de polícia anti-terrorista.
O EKAM segue um programa de formação de três meses a cada ano. O treinamento ocorre em vários locais como