LEANDRO
Leandro Lima Santos (IC)¹.
¹Av. Luís Viana, n.6775, Paralela Salvador-Ba. CEP: 41.745-130.
Palavras Chave: Escassez de água, Reaproveitamento, Sustentabilidade.
Introdução
A escassez de água é um assunto que está repercutindo na atualidade, o uso inadequado compromete esse recurso em várias regiões do país. Também conhecida como “fonte de vida”, corre grande risco e são necessários alguns cuidados para que as demais gerações usufruam desse recurso natural. A conscientização vem ganhando espaço, no Brasil, empresas criam propostas para investimentos tecnológicos, com intenção de reduzir o consumo, afinal, o país possui grande riqueza hídrica, o que torna a preservação indispensável. No caso da indústria automobilística brasileira, a inovação tornou o processo produtivo ecológico, permitindo redução de 20% no consumo de água por veículo produzido, o investimento de R$ 427,8 milhões estabelece uma pintura com novos padrões de tecnologia e proteção ambiental, se tornando referência. (Grupo Volkswagen)
Objetivos
Analisar e destacar a iniciativa da Volkswagen do Brasil, na redução do consumo de água na produção de seus veículos.
Metodologia
O método utilizado para realização da pesquisa foi um levantamento bibliográfico dos conceitos de construções sustentáveis. À pesquisa foi desenvolvida por meio de sites, contendo assuntos relacionados ao reaproveitamento de água.
Resultados esperados Na fabricação dos veículos, a economia da água é realizada através da tecnologia, que realiza a limpeza dos resíduos de tinta através de um processo eletrostático a seco, que é dez vezes mais eficiente que os sistemas convencionais que usam água. “Nesse processo específico, a redução no uso de água chega a 85% em relação às tecnologias usuais”. (PLACERES, Celso)
Figura 1. Limpeza dos bicos da máquina de pintura. Fonte: (www.ideiasustentavel.com.br)
Referências
Disponível em: