ECONOMIA: DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO E CUSTOS DE PRODUÇÃO
1 – Conceitue a função demanda. Que diferenças há entre demanda e quantidade demandada?
A demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo. Por demanda entende-se toda a escala ou curva que relaciona os possíveis preços a determinadas quantidades. Por quantidade demandada devemos compreender um ponto específico da curva relacionando um preço a uma quantidade. Caso o preço de um bem aumentasse de um valor y para um valor x, haveria uma diminuição na quantidade demandada, não na demanda. Agora caso houvesse um aumento na renda dos consumidores, a procura iria aumentar porque consumidor estaria disposto a adquirir maiores quantidades do bem aos mesmos preços.
2 – Para muitos produtos, tanto seus preços como as vendas têm aumentado. Isso significa que a lei geral da demanda não funciona na prática. Justifique.
A lei da demanda não funciona na prática por um móvito, em muitos casos onde há grande demanda de um produto quanto maior é essa demanda, menor será o seu preço, isso vale também para demanda por prestações de serviços.
3 – Conceitue a função oferta. De que variáveis depende a oferta de uma mercadoria?
Pode-se conceituar oferta como as várias quantidades que os produtores desejam oferecer ao mercado em determinado período de tempo. Da mesma maneira que a demanda, a oferta depende de vários fatores; dentre eles, de seu próprio preço, do preço (custo) dos fatores de produção e das metas ou objetivos dos empresários.
4 – Por que o governo costuma estabelecer preços mínimos (garantidos) para os produtos agrícolas? Quais a politicas que podem adotar?
O governo visa dar uma garantia de preços ao produtor agrícola, com o propósito de protegê-lo das flutuações dos preços no mercado, ou seja ajudá-lo diante de uma possível queda acentuada de preços e consequentemente da renda agrícola. Podem ser aplicadas