Cadeia de suprimentos (livro)
^ G s t a c i o
=
Disciplina: GESTÃO DA CADEIA DE
SUPRIMENTOS
Gerenciamento da
Cadeia de Suprimentos la . Edição/2002
Sunil Chopra e Peter Meindl
Capítulos
- Com preendendo a Cadeia de Suprimentos
- Fatores-chave e Obstáculos da Cadeia de
Suprim entos
- Tecnologia da Informação em Uma Cadeia de Suprim ento
ri/Á7â APROV,: 10/6/2010
Saltes Reservados - Cspynghí Pearson SS-ca&K
- DATA iS §
.t; 1
*|»
'
' 1
■«:
p
Componentes das decisões sobre instalações
As decisões sobre as instalações são uma etapa crucial do projeto da cadeia de suprimento. Identificamos agora os componentes das decisões sobre as instalações que devem ser analisados pelas empresas.
Localização
A decisão sobre o local mais apropriado para as instalações da em presa constitui uma grande parte do projeto da cadeia de suprimento. A escolha básica, nesse caso, está entre centralizar para ganhar economias de escala ou descentralizar para se tornar mais responsiva, mantendo-se mais próxima do cliente. As empresas também devem levar em conta outros itens relacionados às diversas características da área específica em que a instalação pode estar situada. Isso inclui fatores macroeconômicos e estratégicos, qualidade e custo dos funcionários, custo da instalação, disponibilidade de infra-estrutura, proximidade com o cliente e com o restante da rede e impostos.
Capacidade (flexibilidade versus eficiência)
As empresas devem decidir também qual será a capacidade da instalação para desempenhar sua função ou funções. Um grande excesso na capacidade permite que a instalação seja bastante flexível e responda a amplas oscilações de demandas. O excesso de capacidade, no entanto, custa dinheiro e, portanto, pode reduzir a eficiência. Uma instalação com pouco excesso de capacidade será provavelmente mais eficiente em cada unidade do produto fabricada do que uma instalação com muita capacidade ociosa. A instalação com alta utilização, porém, tem dificuldade