Resumo de capítulos do livro: Gerenciamento da cadeia de suprimentos
4.1 O PAPEL DAS PREVISÔES EM UMA CADEIA DE SUPRIMENTOS
A previsão de demanda futura é a base para todas as decisões na cadeia de suprimentos. Considerando as visões push/pull de uma cadeia de suprimentos, todos os processos push são feitos em antecipação à demanda do cliente e os processos pull acontecem em resposta à demanda do cliente. Nos dois casos o papel do gerente é prever qual será a demanda dos clientes no futuro.
Por exemplo, em uma linha de montagem, o gerente deve pedir os componentes com antecedência aos pedidos dos clientes (push) e manter a capacidade exigida na fábrica para atender a demanda de montagem (pull).
As Previsões de demanda futura são fundamentais para o planejamento de outras áreas como:
• Produção: Programação, controle de estoque, planejamento agregado.
• Marketing: Alocação da força de vendas, promoções, lançamentos de novos produtos
• Finanças: Investimento na fábrica e em equipamentos, planejamento orçamentário
• Pessoa: Planejamento da mão de obra, contratação, demissões.
Em uma cadeia de suprimentos, as decisões são executadas em conjunto, pois exercem influência entre si. A previsão de demanda ajuda a decidir o planejamento de produção, os investimentos necessários, contratações ou até a terceirização da produção.
Determinados produtos como o leite, arroz cujo consumo são constante durante o ano tornam a previsão de demanda mais fáceis do que produtos, cuja demanda é variável durante determinadas épocas do ano, como por exemplo, agasalhos, ovo de pascoa, sorvetes entre outros. Uma boa previsão é necessária para evitar a falta do produto no mercado ou a excessiva sobra deles em estoque.
4.2 CARACTERISTICAS DAS PREVISÕES
As Empresas e os gerentes da cadeia devem estar sempre atentos a algumas características e ter algumas técnicas para prever a demanda.
Demanda qualitativa: Não consegue medir e Demanda Quantitativa: Trabalha com números.
A