Cadeia de Suprimentos
CURSO: PCP
TRABALHO SOBRE CADEIA DE SUPRIMENTOS
PROFESSOR: Ricardo
ALUNO: Vandelino Medina Costa
Sexta-feira, 7 de março de 2014
1ª) Desenhe a cadeia de suprimentos da empresa onde você trabalha. Descreva os diversos estágios da cadeia de suprimentos e os diferentes fluxos envolvidos.
Por ter trabalhado 15 anos em duas fábricas de tintas, Akzo Nobel Ltda e PPG Industrial do Brasil, que produziam tintas Imobiliárias, Industriais, automotivas e vernizes, tentei desenhar a cadeia de suprimentos de uma delas:
Segundo Fleury (1999), a cadeia de suprimentos representa o esforço de integração dos diversos participantes do canal de distribuição por meio da administração compartilhada de processos-chave de negócios que interligam as diversas unidades organizacionais e membros do canal, desde o consumidor final até o fornecedor inicial de matéria-prima. A cadeia de suprimentos abrange todos os estágios, seja direta ou indiretamente para o atendimento do pedido de um cliente, sendo que a mesma inclui desde fabricantes, fornecedores, transportadoras, depósitos, varejistas até os clientes finais.
O processo em si:
Primeiro passo vem da prévia de vendas e posteriormente passado ao planejamento.
O planejamento por sua vez, checa todas as variáveis para fabricação de determinado produto, tais como; estoques de matérias-primas e embalagens, disponibilidades de equipamentos e por fim passa as informações de aquisição de matérias-primas e insumos para o departamento de compras.
As matérias-primas são adquiridas do mercado interno e externo (Alemanha, Itália e EUA), dentre outros. São matérias-primas extraídas da natureza e outras por sãs fabricadas através de reagentes químicos (solventes, cromos, chumbos entre outros).
Na chegada a empresa, as matérias-primas são descarregadas e ficam separadas aguardando vários testes de qualidade,
Salvo exceção as que já vêm com garantia assegurada porque o