Economia de Empresas - Questões
Uma forma prática de determinação da rentabilidade econômica é pelo cálculo de uma taxa de juros percentual (% / período), resultante da divisão do lucro por período - ou rendimento quando nos referimos a uma aplicação financeira pelo investimento inicial (capital inicial).
O cálculo de rentabilidade econômica de uma firma é denominado de taxa de Retorno (TR), ou em inglês “return on investment” (ROI).
Um métodopara se analizar o quão “razoável” é a taxa de retorno (TR) é compará-la com taxas de retorno que podem ser obtidas com aplicações alternativas.
2. Rentabilidade da firma e a macroeconomia brasileira: como relacioná-las?
Uma taxa que pode ser considerada como um custo de oportunidade do capital no Brasil, e tem total relação com as contas nacionais e a macroeconomia brasileira é a taxa básica de juros, pois numa primeira aproximação um indivíduo pode escolher entre aplicar seu capital numa empresa ou emprestar ao Estado brasileiro.
Assim, as firmas objetivam maximizar lucros de forma a angariar o maior lucro possível, com um determinado empenho de capital. Dessa forma, a rentabilidade mínima a ser comparada com o custo de oportunidade de capital, pode ser a dada pela taxa básica de juros, que tem ligação direta com a economia nacional, pois faz parte de políticas governamentais de emprego e de controle da inflação.
3. Mercado: o que é uma economia de mercado?
“No longo prazo, uma economia onde todas as indústrias4 são perfeitamente competitivas encontra utilização plena e ótima para todos os recursos produtivos disponíveis. (...). Estas (indústrias) produzem de acordo com a escala de preferência (valores) manifestada pelos consumidores através do mercado. (...) Mercado é o lugar ou o contexto onde se encontram compradores e vendedores com a finalidade de estabelecer um preço comum, e uma quantidade de equilíbrio por unidade de tempo.” (CÔRTES, 1978) apud