economia verde
ECONOMIA VERDE
Desafios e oportunidades Inovação e tecnologia para uma economia verde: questões fundamentais
Maria Cecília Junqueira Lustosa1
Introdução
A discussão sobre os limites do crescimento devido à finitude dos recursos ambientais colocou o desafio de aliar preservação ambiental e o crescimento econômico. No âmbito deste debate, duas vertentes de análise podem ser identificadas: a primeira privilegia a tecnologia como sendo o principal vetor de mudanças, gerando processos produtivos mais ecologicamente corretos e, consequentemente, ampliando os limites do crescimento econômico. A outra vertente, contrária à primeira, coloca a impossibilidade de aliar a preservação ambiental e o crescimento econômico no sistema capitalista. A necessidade de novos mercados, impondo um padrão de consumo intensivo em matériasprimas e energia, faz com que cresçam cada vez mais a necessidade de recursos ambientais, ultrapassando os limites da disponibilidade destes recursos, mesmo com tecnologias mais limpas.
Independentemente deste debate, a evolução tecnológica na direção de processos produtivos mais eficientes do ponto de vista ambiental, utilizando menos materiais e lançando menos rejeitos no meio ambiente, é desejável do ponto de vista social, pois, se não resolve o problema ambiental, pelo menos busca amenizá-lo. Nesse sentido, o desenvolvimento de tecnologias mais limpas é extremamente necessário.
Entretanto, o estudo da mudança tecnológica envolve diversos aspectos e é um processo evolucionário, que apresenta características de não-linearidade, cumulatividade e de interdependência temporal (path-dependence). Além do mais, a mudança tecnológica na direção da sustentabilidade ambiental depende de outros fatores não econômicos, como desenvolvimento de capacidades específicas das empresas, infraestrutura e mudanças institucionais.
Este artigo aborda as questões relativas à inovação na transição para uma
Nº 8 Junho 2011
economia