Economia de empresas ii – questões para revisão
ECONOMIA DE EMPRESAS II – QUESTÕES PARA REVISÃO
* Capitulo 31:
1. Quando ocorrem recessões, o PIB real e outros indicadores de renda, de despesa e de produção caem, e o desemprego aumenta.
2. A figura abaixo mostra a demanda agregada, a oferta agregada de curto prazo e a oferta agregada de longo prazo:
3. A curva agregada de demanda é negativamente inclinada porque:
a) A diminuição do nível de preços faz os consumidores se sentirem mais ricos, o que, por sua vez, os incentiva a gastar mais, por isso há uma maior quantidade de bens e serviços exigidos (efeito Pigou de riqueza).
b) Um menor nível de preços reduz a taxa de juros, promovendo uma maior despesa em investimento, por isso há uma maior quantidade de bens e serviços exigidos (efeito Keyne da taxa de juros).
c) Uma queda nos níveis de preços causa queda das taxas de juros, assim a taxa real de câmbio se deprecia, estimulando as exportações líquidas, por isso há uma maior quantidade de bens e serviços exigidos (efeito Mundell-Fleming para a taxa de câmbio).
4. A curva de oferta agregada de longo prazo é vertical, porque, em longo prazo, a oferta de bens e serviços de uma economia depende de suas fontes de capital e trabalho sobre a tecnologia de produção disponível usado para transformar o capital e o trabalho em bens e serviços. O nível de preços não afeta esses determinantes de longo prazo do PIB real.
5. a) De acordo com a teoria das percepções equivocadas, uma queda inesperada no nível de preços leva os fornecedores a acreditar erroneamente que seus preços relativos caíram, o que os induz a reduzir a produção.
b) De acordo com a teoria dos salários rígidos, uma queda inesperada do nível de preços aumenta temporariamente os salários reais, o que leva as empresas a reduzir o emprego e a produção.
c) De acordo com a teoria dos níveis de preço rígidos, uma queda inesperada no nível de preços faz com que os preços de algumas empresas se mantenham