Economia Capitalista
ECONOMIA CAPITALISTA
A Economia Capitalista é o modo de produção predominante na sociedade e essa economia possui uma série de aspectos que estão intimamente ligados ao capital produtivo e a sua acumulação.
O Capitalismo surgiu com o fim do Feudalismo, o qual era um sistema político e econômico que se estabeleceu na Europa durante a Idade Média, e com o fim do desse sistema, o Capitalismo teve a sua ascensão.
A economia capitalista é caracterizada pela propriedade privada dos meios de produção e também pela presença de mercados livres, de trabalho assalariado. As sociedades atuais possuem economias que são consideradas mistas, pois em geral, há uma mistura de propriedade privada e controles governamentais.
A Economia Capitalista tem como objetivo o lucro do proprietário dos meios de produção, e através da realização do trabalho dos trabalhadores retira a mais-valia que integra o seu negócio.
O capitalismo é definido por grande parte da sociedade como um sistema essencialmente econômico, mas o filósofo Karl Marx, defendia a ideia de que o capitalismo é um complexo de instituições político-econômicas que pode determinar as relações sociais, culturais e éticas.
As Características da Economia Capitalista
A Economia Capitalista possui algumas particularizações que lhe são próprias, e reúne também características do trabalho preconizado, podendo ser o trabalho artesanal, manufaturado ou industrial. As principais características clássicas da Economia Capitalista são:
- A Propriedade Privada: Essa tem por base o sistema produtivo que está vinculado à propriedade individual.
- O Lucro: Esse é procedente do resultado da acumulação de capital, e é o principal objetivo capitalista, é o lucro que é a base dessa economia.
- Economia de Mercado: É uma iniciativa de regulação do mercado, que praticamente não sofre intervenção do estado. É um processo caracterizado pela